3 Estratégias para Gerar Vendas no Curto Prazo para seu Negócio

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estratégia de vendas
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Aprenda 3 estratégias de diferenciação de mercado e um método para vender todos os dias com lucro e previsibilidade, colocando seus clientes numa jornada de produtos.

Muitos empresários estão vivendo a era do pebolim digital. “Eu não sei como, mas eu fiz alguns gols”. O que se traduz em: “eu não sei como, mas eu fiz algumas vendas”.

Estes empresários infelizmente tem que lidar com altos e baixos no faturamento da empresa. Completa incerteza se a estratégia irá funcionar ou não. Pico de alegria quando dá certo, e pico de tristeza e preocupação quando dá tudo errado.  Muitas vezes terminam o mês comemorando e começam o outro lamentando.

Isso acontece porque essas empresas não tem um método para vender todos os dias e o ano todo. Acreditamos que a única forma de manter uma empresa saudável é vender todos os dias com lucro e previsibilidade.

Felizmente, existe um método que pode ajudar sua empresa a vender todos os dias através da internet, utilizando 3 estratégias para se destacar dos seus concorrentes. Vamos falar agora desse método, baseado no grande Michael Porter, um dos maiores nomes do Marketing do mundo.

1. Diferenciação

Essa estratégia consiste em oferecer aos seus clientes um produto ou serviço Premium. Mostrar que seu produto é superior e exclusivo, que faz algo que nenhum outro produto ou serviço faz.

Dessa maneira você vai criar um posicionamento único, e se o cliente quiser ter aquele benefício, ele vai comprar de você. Isso porque você é o único que oferece aquele benefício para o cliente.

Por exemplo, o IPOD quando foi criado tinha o slogan “mil músicas no seu bolso”. Nenhum produto naquela época oferecia essa possibilidade, se alguém quisesse esse benefício único iria comprar o IPOD.

Porém, cada uma dessas estratégias tem um ponto fraco. Na estratégia da diferenciação o ponto fraco é que é difícil manter essa diferenciação por muito tempo. Concorrentes de baixo custo começam a imitar, e nesse momento o público pode perder o interesse e priorizar o preço.

Depois de alguns anos logo começaram a serem lançados aparelhos MP3, MP4 e etc., que faziam o mesmo que o IPOD por um preço bem mais acessível. Foi o que fez as vendas da Apple caírem e os obrigou a inovar com novos produtos. Claro que algumas pessoas não abrem mão do original.

2. Baixo Custo

A segunda estratégia consiste em ser o líder de preço do mercado. Oferecer o menor preço pelo seu produto ou serviço. O seu diferencial vai ser o preço e as pessoas vão procurar seu negócio por isso.

A desvantagem dessa estratégia é que é realmente difícil de ser manter na liderança do preço. Concorrentes e fornecedores vão influenciar no seu preço, criando uma grande briga por preço, o que pode te levar a sacrificar sua margem de lucro.

Além disso, quem vem por preço também vai por preço. Quando um concorrente lançar um preço mais baixo que o seu, sua empresa corre o risco de perder muitos clientes.

3. Foco

Nessa estratégia sua empresa se torna o Especialista em determinado produto ou serviço. Como por exemplo, especialista em design de sobrancelhas. Dessa forma os clientes vão te procurar porque você faz as melhores sobrancelhas da região.

Como você tem um foco, é possível se concentrar naquilo que você faz e realmente ser o melhor profissional, ou o melhor produto para determinado nicho.

Isso te dá um grande diferencial competitivo, empresas oferecendo serviços e produtos genéricos não vão ter o mesmo apelo que o seu negócio. Assim você pode ter uma margem de lucro maior, e abocanhar uma grande fatia do mercado.

A desvantagem dessa estratégia é que chega um momento que a liderança começa a ser disputada por vários imitadores. Quando as empresas percebem que é vantajoso investir em um nicho específico, elas começam a focar nisso também e assim seu negócio perde o diferencial.

Muitas vezes isso pode te levar a perder o foco, e começar a investir em nichos que sua empresa não tem especialidade, diminuindo a qualidade do seu produto ou serviço e consequentemente as vendas.

Qual a melhor estratégia?

Existe uma estratégia considerada por Porter como a mais segura para se manter lucrativo no longo prazo.

A solução é: use um pouco de cada uma.

Vamos usar como exemplo o serviço do Coach e mostrar a jornada de produtos que um Coach pode ter no seu negócio.

Diferenciação (Premium, Exclusivo, Superior)

Produtos Premium como grupos de implementação, mentoria de R$15 mil a R$30 mil.

Você pode vender produtos e serviços exclusivos, com um diferencial superior aos seus concorrentes para gerar mais lucro para sua empresa.

Baixo custo (líder em preço baixo)

Certificações, ebooks e treinamentos de R$7 a R$297.

Essa técnica consiste em vender algo de grande benefício por um baixo preço. Assim seu cliente vai ficar grato com aquela pequena vitória e vai avançar na jornada, comprando produtos de maior valor.

Foco

Coaching financeiro, life coaching, coaching de carreira e etc, por R$2 mil a R6 mil

Com serviços ou produtos focados, você pode ter bom lucro e se destacar dos seus concorrentes.

Jornada de produtos

Criando uma jornada de produtos, seu negócio pode usufruir das 3 estratégias de Porter e gerar mais vendas e mais lucro para sua empresa.

Essa técnica consiste em passar seu cliente por uma jornada de produtos, onde ele começa por um produto de baixo valor (aquisição) e vai avançando na jornada até chegar num produto de maior valor.

Além disso, você precisa saber o momento certo de usar cada uma das estratégias. Isso depende da fase atual da sua empresa.

Você já tem produtos de diferenciação?

Você já tem produtos de entrada?

O seu produto ou bônus tem estratégia de foco?

Saber o melhor momento de lançar ou abandonar cada uma dessas estratégias vai fazer toda diferença na sua empresa.

Agora você tem 2 opções:

  1. Analisar seu negócio e aplicar as estratégias você mesmo. Correndo o risco de continuar no pebolim digital, sem saber quais estratégias estão dando certo ou errado.
  2. Deixar que nossa empresa te ajude com nosso serviço de consultoria para jornada de produtos.

Vamos analisar seu público alvo e seu negócio e elaborar a melhor estratégia para jornada de produtos, e criar uma campanha de vendas online para sua empresa vender todos os dias com lucro e previsibilidade.


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